Entrevista publicada na página Comunicação, do jornal Opinião, de Teresina, no dia 31 de janeiro de 1971, página 3.
“O POETA DO TROPICALISMO” AFIRMA: JUCA CHAVES É BÔBO DA CORTE
A patota da Comunicação, estando sempre ao par e ao ímpar dos fatos que nos cercam, se reuniu na casa do Torquato Neto para mais uma das tradicionais entrevistas nossas (aliás, depois que nós começamos a fazer este tipo de jornalismo em Teresina, o resto do pessoal aí também entrou no ritmo que nós já estávamos. Não é nada não, mas por que vocês não têm imaginação?) O resultado desse bate-papo agradável que nós curtimos está aí. Queremos ressaltar que o Torquato é um sujeito genial, muito bacana, mesmo. Estejam na nossa.
Comunicação / Torquato, como foi que você entrou nessa de Tropicalismo?
Torquato / Do mesmo jeito que entrei em negócio de música, gente. Por causa de Caetano e Gil (de quem eu já era amigo desde 1960, na Bahia), numa época em que nenhum de nós fazia música. Em 1962 fui para o Rio, fiquei sempre em contato com eles, mas eu não pensava em fazer música. Meu interesse sempre foi negócio de cinema, sabe? Eu tava jogado nessa de cinema, mas quando a turma chegou, por volta de 1964, nós nos entrosamos e começamos a fazer música. Daí pra frente nunca mais nos separamos.
Comunicação / Nas músicas da Tropicália, você sempre só fez as letras?
Torquato / Olha, nós não tínhamos um esquema rígido de trabalho. Eu sempre faço uma letra que nós chamamos de “monstro”, e depois a gente discute essa letra e trabalha junto sobre ela. A música, entretanto, sempre é do Gil ou do Caetano. Mas a gente discutia sempre como é que ia ser. Houve um tempo em que eu trabalhei com o Edu Lobo, mas eu acho que o mais importante sempre foi o que eu fiz com Caetano e Gil.
Comunicação / Qual a melhor época da tropicália?
Torquato / 1966 foi um ano de perplexidade, quando nós não fizemos nada. Então, nós lançamos em 66 coisas feitas em 65 (que foi aquela época de Louvação, Roda etc). Passamos um ano inteiro na maior perplexidade, porque estávamos sentindo que aquela jogada de esquerda festiva musical em que estávamos envolvidos não era mais o quente. O trabalho de Roberto Carlos (fazendo aquela música incrível, maravilhosa, mandando todo mundo pro inferno) e a presença dos Beatles no mundo inteiro foi que deram a dica para nós. Caetano saiu com Alegria, Alegria, Gil com Domingo no Parque. E dai pra frente foi a guerra.
Comunicação / O tropicalismo tinha base em idéias ou era uma coisa inteiramente improvisada
Torquato / Não foi inteiramente improvisado. Também nós não tratamos de codificar alguma coisa, isso não interessava. O que se chamou de Tropicalismo (esse nome nunca foi dado por nós, foi pela imprensa) foi uma tentativa de propor uma certa liberdade de criação dentro da MPB, de acabar com aquela imbecilidade daquela “guerra santa” idiota entre MPB “pura” versus iê-iê-iê, essa coisa meio histérica e absolutamente reacionária e alienada de nossa época. Isso tinha de ser liquidado, e foi. Queríamos também reavivar a coisa. Porque, naquela época, se a gente pretendia incorporar toda informação que recebíamos da música internacional, tinha de ser (como sempre foi) a partir de uma base inevitavelmente nacional. Por isso a gente fez o que fez. Fizemos aquele disco manifesto Tropicália, onde tem o bolero, onde tem Coração Materno, onde a gente desenterrou todos os fantasmas da música autêntica brasileira. Tudo isso para propor um trabalho sobre essas coisas, um trabalho que já teria sobre si uma carga de informações que estávamos recebendo. Quer dizer: só quem era inteiramente cego, surdo e mudo não notou. Foi uma época danada de guerras, em 68, um ano incrível! A Tropicália não foi improvisada. Nós queríamos era bagunçar o coreto da música popular brasileira.
Comunicação / O Tropicalismo foi só na música, ou teve outro ramo?
Torquato / Eu prefiro chamar Tropicália. “Ismo” enquadra o negócio demais, nem corresponde mesmo ao que a gente estava querendo. Nós começamos o movimento na música, que refletiu em todas as manifestações de cultura brasileira. No cinema, o próprio Glauber definiu a tendência do Cinema Novo como Tropicalista, citando inclusive a fonte da revolução de receber a informação nova sem preconceito, e utilizá-la dentro de uma linguagem ao mesmo tempo nacional e universal (o radinho de pilha acabou com o folclore há muito tempo). No teatro, o movimento coincidiu com o trabalho de José Celso e do Grupo Oficina, principalmente quando lançamos o nosso trabalho, no fim de 67. Na literatura, tivemos aproximação com o pessoal do Movimento Concretista de São Paulo, aqueles poetas que desde 56 vinham tentando renovar a linguagem da poesia. São caras que, aqui no Brasil, ninguém sabe o que têm feito, mas são de renome internacional. Nossa aproximação com eles foi fundamental e ajudou no duro no trabalho que estávamos tentando fazer.
Comunicação / O Rogério Duprat disse que não existe mais a Tropicália.
Torquato / Não, não existe. De maneira nenhum. Ela se autoliquidou, como movimento. Mas a verdadeira tropicália, o Brasil, continua em processo. Nosso trabalho tinha de ser aquele mesmo, tinha que abrir as portas para que o resto do pessoal sentisse que ainda havia liberdade de criação. Caetano e Gil sofreram bastante e tiveram que sair do Brasil por um tempo. Agora Caetano voltou, eu estive por aí afora, cada um seguiu seu rumo e, hoje em dia, é só música que existe. O grupo acabou.
Comunicação / Então, foi uma libertação?
Torquato / O Gil definiu isso naquela época como um “exercício de liberdade”. Era isso que a gente queria fazer, e eu acho que conseguimos porque, de lá pra cá, a MPB é outra.
Comunicação / Aquele disco que foi um manifesto da Tropicália procurou satirizar alguma coisa? No elepê do Gil e no do Caetano, lançados anteriormente, já tinham outras propostas. Faixas que nada tinham em comum entre si. Por isso, como falei antes, é que a gente se recusava a ser “ismo”. Tropicália foi uma liberdade.
Comunicação / Atualmente você está tendo algum contato com Gil e Caetano?
Torquato / Eu soube da chegada de Caetano na Bahia, vendo Tevê aqui em casa. Estava sem saber direito. Há dois meses atrás, eles haviam escrito dizendo que vinham passar o carnaval. Com o Caetano, nem tanto, mas com o Gil eu tenho mais contato. Ele lançou há duas semanas um elepê novo no Festival de MIDEM, em Canes, e escreveu dizendo que o disco não saiu como ele queria. Mesmo porque ele teve muito mais dificuldade pra gravar. Tanta dificuldade, que teve de tocar bateria porque não encontrou um baterista que fizesse o balanço que ele queria, o mesmo caso com baixo, violão e guitarra, além de cantar. Fez esforço terrível porque precisava realmente lançar esse disco agora (assinou contrato com a Paramount Records desde que se apresentou no Festival de Wight).
Comunicação / Vocês vão partir pra outra?
Torquato / Rapaz, a Tropicália acabou. Acabou mesmo. A Tropicália é o Brasil, é essa salada mista de tudo, de miséria, de tecnologia, de tudo isso…
Comunicação / Depois que o Caetano e Gil foram embora, você tem novos companheiros?
Torquato / Eu fui pra Europa antes deles, em 68, passei o ano de 69 todo lá. Encontrei-me com Caetano em Paris, quando eles saíram do Brasil. Voltei no fim de 69 meio sem graça e querendo recomeçar aquela minha jogada de cinema, já que não tinha interesse pra mim continuar fazendo música, porque a minha condição de trabalho foi sempre com relações de amizade. Só sei trabalhar com pessoas de quem eu gosto muito e de quem não discordo em nada. Isso é meio difícil da gente encontrar. Depois que cheguei, andei fazendo umas músicas com Nonato Buzar, pra ganhar dinheiro. E por último, perto de vir pra cá, eu comecei um trabalho com o Macalé, que está me interessando muito. Nada disso foi divulgado e eu nem sei como está. Fizemos seis músicas e a censura cortou quatro. Duas ainda não sei se vai dar pé de gravar. Só vou voltar no fim de março e não sei… A gente tem que enfrentar isso tudo pra trabalhar hoje em dia. E pra fazer só aquela coisinha bendita, abençoada, é meio chato e eu não agüento.
Comunicação / Quantas músicas em que você trabalhou nelas estão gravadas hoje?
Torquato / Quase trinta músicas.
Comunicação / Os rumos da MPB agora estão certos?
Torquato / Estão abertos.
Comunicação / Qual a sua opinião sobre o FIC?
Torquato / FIC… fique pronto. É um Festival montado sobre o de San Remo, que é uma coisa acadêmica, já era. Quando Macalé deu aquele escândalo, que foi Gotham City, quem ganhou foi uma tal de Luciana. Música que não tem nada de novo ganha sempre o FIC.
Comunicação / No Brasil, quem você acha o melhor intérprete?
Torquato / Mulher, Gal. Homem, Gil.
Comunicação / E compositor?
Torquato / Gil.
Comunicação / Como você situa Roberto Carlos dentro da MPB?
Torquato / Naquela época, em que a gente queria fazer música de protesto, na época em que a gente estava acabando de deteriorar a bossa nova, Roberto Carlos fez a maior música de protesto, Que Tudo Mais Vá Pro Inferno, e a gente feito otário, a fazer isto e aquilo. Até que um dia a gente se mancou: ora, nós estávamos brigando com os caras que estavam aí e esquecendo que há juventude. Quando Roberto Carlos começou com O Calhambeque, quem foi com ele foi a juventude. Aquela mesma juventude que quando eu era garoto, ouvia a Celly Campelo sem o menor preconceito. Só depois, com a cultura universitária, é que a gente vai criando aquela ferrugem preconceituosa e quer ficar purificado através do folclore e de uma brasilidade histérica. Roberto nos ensinou muito. Ele foi muito importante. Quando nós percebemos a burrice de lutar contra a gente mesmo, que era juventude, nós aproveitamos Roberto para uma nova jogada, que começou com Alegria, Alegria. Ele foi muito importante pra toda a cultura brasileira.
Comunicação/ O que houve entre você e Vandré?
Torquato / O Vandré, na época da esquerda musical, disse que eu era o inocente útil do Piauí nas mãos dos baianos. Foi gozado, e, numa entrevista, eu disse que ele era o Carlos Galhardo da esquerda festiva. Vandré queria fazer um tipo de música revolucionária dentro de uma forma reacionária. Eu sou contra o Vandré porque ele parece ser um político do PTB. Pra mim, ele nunca passou de um demagogo de esquerda. A música de Vandré Caminhando, dentro da estrutura acadêmica do FIC, fez a platéia delirar, no mesmo festivalem que Caetano foi vaiado, com a música É Proibido Proibir, e Gil eliminado com Questão de Ordem.
Comunicação / Você acha que Chico também é acadêmico?
Torquato / Na época da Tropicália, o Chico Buarque estava fazendo um trabalho nocivo. Não que o trabalho dele fosse ruim, ele é um ótimo compositor, mas utilizado pela turma mais reacionária como um escudo: a pureza da MPB contra a sujeira da Tropicália.
Comunicação / Quando você voltar para o Rio, vai voltar a compor?
Torquato / Tenho muito pouco a ver com música. Quase nada mesmo. Meu negócio agora é outro. Estou mais ligado agora a cinema.
Entrevista retirada so site Albert Piauí
Muito bom, e esclarecedor.
ResponderExcluirCara, meus parabéns pelo trabalho! de um também graduando em história e interessado neste gênio... só que daqui das paragens do sul
Volte sempre por aqui que sempre vai ter mais do encanto de Torquato.
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